quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uma Breve Introdução à História Contemporânea

   A História da humanidade divide-se em períodos (História Antiga, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea) que correspondem a eventos que ocorreram no continente europeu ou em função de ações deste povo, ou seja, a história está associada aos acontecimentos desse continente.   Antes da primeira guerra mundial era o auge da predominância Européia sobre o resto do mundo, que teve essa afirmação a partir das revoluções  industriais que ocorreram no século XIX, momento esse que foi propício para uma avanço tecnológico. Podemos dizer também é um período onde as mulheres estão em busca de seus direitos, de seu papel como indivíduo perante a sociedade.       
      O que pretendemos abordar é a História Contemporânea no século XX, mas o que significa o termo contemporâneo? De acordo com o dicionário significa "adj. e s.m. Que é do mesmo tempo. Que é da época atual; do tempo em que se fala: poemas contemporâneos".  A história contemporânea teve como marco no século XIX a Revolução francesa em 1789, essa revolução foi um grande período de agitação política e social na França impulsionado pelo iluminismo, onde a monarquia absolutista que havia liderado por vários anos e entrou em colapso no período de três anos.  
         Ao pensar em história contemporânea nos deparamos com uma série de acontecimentos que marcaram o século XX, que compreendem desde a Independência dos Estados Unidos ao fim da União Soviética, mas também podemos dizer que o século XX começa com as discussões sobre racismo e termina com a guerra Iraniana. Nas publicações seguintes iremos abordar alguns temas que consideramos relevantes para a compreensão desse período histórico, levando em consideração temas como às guerras mundiais, guerra fria, a Amazônia na guerra fria, a ascensão dos EUA, Revolução Russa, descolonização afro-asiática, e assim como as lutas de classe.

Referências
VISENTINI, Paulo & PEREIRA, Analúcia. História Mundial Contemporânea. (1776-1991). Brasília: IBr, 2006. P. 13-27; 323-344.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos; 2009.

Um comentário: