terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Entre Guerras (1918-1939)

           Caros leitores, o tema desta semana é Entre Guerras que foi o período entre o final da Primeira Guerra Mundial até o inicio da Segunda Guerra Mundial, onde temos um período cronológico entre 1918 a 1939. Durante esses 21 anos ocorreram vários fatos históricos que marcaram a história mundial mas pretenderemos abordar o período em que houve paz durante 1924 a 1929. 
        Nas disputas pela exploração dos territórios afro-asiáticos, os EUA defendiam uma politica de que todos os governos imperialistas tinham o direito de exploração daqueles territórios e, se colocaram numa posição neutra na disputa. Logo, os países europeus necessitavam de ajuda para compra de mantimentos e armas e recorriam ao governo norte-americano para ajuda financeira e consequentemente o governo começou a lucrar com essa guerra. Esses fatores condicionaram aos EUA uma prosperidade sem precedentes. Um período de grande abundância gerou uma idêntica euforia social. Os empresários americanos nadavam em capitais. Com o fim da guerra, os países europeus queriam reconstruir as indústrias e suas cidades e ainda dependiam dos EUA, mas a situação começou a mudar quando as nações diminuíram a exportação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. De 1918 a 1924 por toda a parte se sucediam violências, golpes de estado, os incidentes sangrentos, foram verdadeiras guerras.
             Esses vinte anos de que se sucederam da primeira Guerra Mundial a segunda Guerra mundial foram totalmentes inquietos e incertos, com poucos instantes de paz, segundo Braudel não houve paz verdadeira senão entre 1924 a 1929, foi uma breve aurora desses anos de mau tempo persistente. Nesse período a situação Internacional melhorou bastante, o ocidente passa por um curto período de paz causado causado por uma prosperidade na economia Internacional. As relações franco- alemãs melhoraram com a assinatura em outubro de 1925, do pacto de hocarno, garantindo as fronteiras acidentais. 
             Esse período de paz durou até 24 de outubro de 1929 com a crise de 29, cujo o craque de Wall Street desenvolveu uma crise economia do qual o mundo levou anos para sair, e não saiu totalmente até o início da segunda guerra mundial, essa crise econômica desestruturou a economia mundial.


Referências
BRAUDEL, Fernand. A falência da paz: 1918-1939. Conferência pronunciada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Revista de História, São Paulo, n. 6, 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário