domingo, 1 de dezembro de 2013

Revolução Russa – O Domingo Sangrento

      O tema desta semana é a Revolução Russa e, convidamos você leitor a embarcar conosco nessa leitura sobre crises, fome, manifestações, absolutismo, e a queda da monarquia. Iremos dar ênfase ao fato que influenciou a queda do czar Nicolau II, onde este tomou medidas desumanas para conter manifestantes que reivindicavam soluções para a crise econômica que o país estava passando. Para que você possa entender faremos uma breve discussão sobre a Revolução Russa, estão preparados? Então, venha conosco mergulhar em mais um tema sobre História Contemporânea.

         Em 1799, liderados por Napoleão Bonaparte a França conquistou sua liberdade derrubando o Antigo Regime influenciado pelas ideias Iluministas (igualdade, fraternidade e liberdade), que serviu como exemplo para que os países fizessem ou pelo menos tentassem fazer sua revolução para acabar com a monarquia. O fim dos governos absolutistas tornou-se um cenário como entre os países europeus e, na Rússia não era diferente, pois no inicio do século XX a economia era conhecida como atrasada por concentrar 80% da sua produção em gêneros agrícolas e a população estava descontente com as condições de vida em que viviam por conta do governo czarista. Ocorreram várias tentativas de Revolução, por exemplo, em 1825, oficiais revoltosos do exército desafiaram o governo, influenciado pela Revolução Francesa, partiram para a luta, mas foram derrotados e sufocados de forma desumana, porém seus ideais influenciaram novos levantes contra o regime czarista. 
           No século XX, foi abolida a escravatura e, piorou a situação da Rússia, pois as pessoas que eram independentes teriam que se sustentar. Este fato influenciou para que ocorresse o êxodo rural que trouxe para a capital da Rússia, São Petersburgo milhares de pessoas em busca de uma vida digna, mas ao invés disso encontraram fome, frio e o desemprego que assolava todo o país que possuía uma fraca indústria que mal atendia os trabalhadores urbanos.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial 

            Já não bastava toda a crise econômica que o país estava passando, czar Nicolau II ainda toma a decisão de participar da Primeira Guerra Mundial. Os gastos com a participação da Rússia na guerra fizeram com que aumentassem ainda mais a insatisfação da população com as medidas tomadas pelo governo de czar. Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. 
Domingo Sangrento


            Insatisfeitos com a vida indigna que viviam, por conta da forma do governo do czar, um grupo de operários e seus familiares, liderados por um padre conhecido como George Gapone, marcharam no dia 22 de Janeiro de 1905 (9 de janeiro, segundo o calendário seguido pela Rússia na época) até o palácio do Inverno, na capital de São Petersburgo cantando hinos de adoração a czar e levantando artefatos religiosos para mostrar que o protesto era pacifico, onde desejavam entregar um abaixo-assinado com cerca de 130 mil assinaturas e pelo qual reivindicavam a reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a participação de representantes do povo no governo, mas segundo relatos, o czar Nicolau II estava ausente e seus soldados sentiram-se amedrontados e abriram fogo contra os manifestantes. As ruas encontravam-se cobertas pela neve branca e o sangue de 200 manifestantes tingiram as ruas, tornando aquele dia conhecido como o Domingo Sangrento. Depois do Domingos Sangrento, várias revoltas se formaram por toda a Rússia, no inicio, Czar Nicolau II conseguiu conter a população, mas em 1917 sua monarquia cai e quem assume o governo é Kerenski, como governo provisório.

         No governo de Kerenski pouca coisa mudou na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.

Referências

Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/revolucao-russa/>. Acessado em: 29 Nov 2013. 
Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/01/22.htm>. Acessado em: 29 Nov 2013. 
Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/stalin/1906/01/07.htm>. Acessado em: 29 Nov 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário