sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Neoliberalismos, neoconservadorismos e a década perdida na América Latina

        O tema desta semana é a Neoliberalismos, neoconservadorismos e a década perdida na América Latina, e convidamos você leitor a embarcar conosco nessa leitura sobre essa temática. 
         Podemos dizer que o neoliberalismo é como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade. Para alguns a não-interversão do estado, garante o crescimento econômico e o desenvolvimento de um povo. O neoliberalismo tem como característica a pouca intervenção do governo no setor de trabalho, política de privatização de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.

         A década perdida é uma referência à estagnação econômica vivida pela América Latina durante a década de 1980, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo.
         Para a maioria dos países, a década de 80 é sinônimo de crises econômicas, volatilidade de mercados, problemas de solvência externa e baixo crescimento do PIB ou no caso do Brasil houve inclusive queda. No Brasil, a década de 80 trouxe o final do ciclo de expansão vivido nos anos 70.
     Possui por características grande desemprego, estagnação da economia e índices de inflação extremamente elevadas. Houve também, na década perdida, perda do poder de consumo da população. Na década perdida há um aumento da dívida externa fazendo que aumente o déficit fiscal.

      

           Neoconservadorismo é um pensamento da filosofia política que surgiu nos Estados Unidos a partir da rejeição do liberalismo social, relativismo moral e da contracultura da Nova Esquerda dos anos sessenta. Podemos compreender por neoconservadores que são pensadores intelectuais. Os neoconservadores vivem, assim, em constante sobressalto, dando prioridade a construção de um poderio militar capaz de vencer qualquer inimigo.
 Referências
Disponível em: <http://historycontemporain.blogspot.com.br/>. Acessado em 24 Fev 2014.
Disponível em:<http://contemporaneosunifap.blogspot.com.br/>. Acessado em 24 Fev 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário